Toponímia

9625-418  RUA DO COUCINHO: Não existem dados que possam justificar este nome.

9625-428  RUA NOVA: Foi a última rua, na zona do Coucinho, a ser aberta. Esta rua separou o caminho velho (Coucinho) e uma outra pequena rua que se chama TRAVESSA DA RUA NOVA (9625-432).

COURELA:
Tem este nome pois existe um atalho que dá acesso a terras que são pequenas courelas.

9625-421  RUA DOS CALÇOS: 
Antigamente, os transportes eram feitos com carros de bois e carroças que quando subiam esta rua, que é inclinada, era necessário colocar uns calços de madeira debaixo das rodas, para descansar os animais.

9625-412  CANADA NOVA:
Foi a última canada a ser aberta naquela zona da freguesia.

9625-424  RUA FRANCISCO RAPOSO:
 Tem este nome pois foi feita nos terrenos deste senhor.

9625-423  RUA DR. FRANCISCO MACHADO FARIA E MAIA:
 O Sr. Francisco Machado Faria e Maia era irmão do Sr. Amâncio Machado Faria e Maia, proprietário das plantações do chá e da fabrica do chá desta freguesia. Em homenagem a este senhor foi dado o seu nome a esta rua.

9625-417  RUA DAS ESCOLAS:
 Em 1950 deu-se início à construção de dois edifícios escolares dos planos centenários, onde funciona a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do pré-escolar. Esta rua só foi aberta na altura das construções escolares.

9625-410  CANADA DAS GENTES:
 Ao fundo desta rua havia um poço onde as pessoas se juntavam para lavar a roupa e conversar. Como ali se juntava muita gente ficou com este nome.

9625-414  RUA AMÂNCIO MACHADO FARIA E MAIA (CANADA DO MATO):
 Chamava-se Canada do mato porque dava passagem para o mato através dos prédios do Sr. Amâncio Machado Faria e Maia. Em sua homenagem esta rua ficou com o seu nome.

9625-429  RUA PADRE JOÃO BOTELHO DO COUTO (RIBEIRA DO LUGAR):
 Antigamente chamava-se Ribeira do lugar por passar ali uma ribeira. Recebeu este novo nome em homenagem a este padre que viveu nesta localidade durante 42 anos e aqui faleceu.

9625-419  RUA DO JARDIM (TRINCHEIRA):
 Chama-se trincheira porque há muitos anos era uma rua larga, mas como ficava na beira da rocha começou a cair tornando-se numa rua estreita.
Também há pessoas que dizem que se chamava Trincheira porque no tempo da guerra havia um quartel aqui e os soldados faziam trincheiras mais ou menos naquele sítio. Como esta rua ficou muito estreita abriram outra que se chamava Rua do Jardim, hoje é chamada de Rua Padre João Botelho do Couto e esta rua estreita ficou a chamar-se Rua do Jardim.

REGO DE ÁGUA
 É um pequeno atalho ao lado do qual passa um regato de água.

9625-426  RUA MANUEL DA PONTE:
 Esta zona era posse dum proprietário que as cedeu para construção da rua e casas, por isso em sua memória ficou com o seu nome.

9625-415  RUA DA GROTA:
 Tem este nome pelo facto de desembocar numa grota.

9625-425  CANADA DO MATO:
 Chama-se assim porque dá acesso à Estrada Nacional com seguimento para o mato.

9625-428  RUA NOSSA SENHORA DO CARMO (CANADA DO CEMITÉRIO):
Esta rua dá acesso ao cemitério. Há uns anos passou-se a chamar Rua Nossa Senhora do Carmo porque lá há uma imagem de Nossa Senhora do Carmo.

9625-411  RUA NOSSA SENHORA DA GRAÇA (BAIRRO NOVO):
 Esta rua foi a última a ser criada na freguesia dando origem a um bairro de casas que resolveu um dos grandes problemas habitacionais na freguesia. Ficou com o nome a padroeira da freguesia – Nossa Senhora da Graça.

9625-400  RUA CASAS DA PONTE:
 Esta rua foi criada na sequência da criação do bairro novo. Esta rua era um caminho que dava acesso aos terrenos de cultivo conhecidos como a ponte.

9625-400  RUA DA EIRA:
 Antigamente os agricultores usavam esta zona da freguesia para malhar e peneirar os cereais depois de colhidos, pois era muito ventosa.

9625-425  RUA JOSÉ DO CANTO:
 Esta zona era propriedade do Sr. José do Canto que cedeu parte para construção de casas e a rua ficou com o seu nome. Em tempo de guerra foi nesta zona que se aquartelaram os soldados.

9625-420  RUA DO RAMAL:
 Esta rua faz ligação entre a freguesia e a Estrada Nacional.

REBENTÃO:
 Esta rua é muito inclinada o que faz com que as pessoas cheguem ao cimo muito cansadas. Faz ligação entre os Moinhos e o resto da freguesia.

9625-416  RUA DA RIBEIRA SECA:
 Esta rua tem este nome pois lá passa uma ribeira que durante a maior parte do ano está seca.

9625-431  RUA DO VALE FORMOSO:
 Chama-se assim porque é uma zona muito formosa e apreciada. Hoje em dia é muito visitada pelos turistas e lá existem casas para os veraneantes.

9625-433  TRAVESSA DO VALE FORMOSO:
 Tem esse nome porque é, efetivemente, uma travessa à rua do vale Formoso.

9625-422  RUA DOS MOINHOS:
 Chama-se assim porque é um caminho que dá acesso a um lugar onde existiam os moinhos de água, também se chama “Moinhos da Condessa” porque pertencia a uma condessa que era dona daqueles terrenos. Aqui existe uma linda praia e casas para os veraneantes passaram uns dias de descanso.